A CASA DO OSCAR

Monday, November 13, 2006

URUGUAIOS QUEREM QUE O DIA DO CANDOMBE SEJA DATA NACIONAL

A comunidade negra do Uruguai quer que a data de 3 dezembro seja declarada Dia Nacional do Candombe – dança e ritmo musical negros, que tem raízes na cultura local.

Os negros uruguaios representam cerca de 20% da população. A proposta foi apresentada pelo deputado negro Edgardo Ortuño, que faz parte da Frente Ampla, coalização que governa o país.

O parlamentar explicou que a data foi escolhida por sua relação com o Médio Mundo, um antigo edifício habitado por afro-descendentes que fica na rua Cuareim, bairro ao sul de Montevidéu, demolido pelo regime militar uruguaio há quase três décadas.

A demolição do edifício, depois de tombado como patrimônio cultural, foi entendida pela população como um ato discriminatório para distanciar os negros das zonas centrais de Montevidéu. No dia 3 de dezembro de 1978 soaram espontaneamente dezenas de tambores em uma "chamada de duelo", pela última vez no interior do Médio Mundo, enquanto muitos velhos habitantes choravam pela despedida. Segundo o deputado Ortuño, a celebração anual será o marco da valorização e difusão do Candombe e o reconhecimento da "contribuição da população afrodescendente a construção nacional, e de sua contribuição à formação da identidade cultural do Uruguai".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home