A CASA DO OSCAR

Monday, June 11, 2007

PROPOSTAS PARA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME

No encerramento do Encontro Mineiro e Fórum Nacional de Políticas Integradas de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, no sábado (9), os participantes do evento apresentaram propostas nas áreas de educação, trabalho e previdência social, que servirão de base para implementação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme. As propostas, que serão reunidas num documento oficial, foram elaboradas a partir de discussões ocorridas em três grupos de trabalho formados durante o Fórum Nacional. Eles se dividiram nos três temas debatidos no evento – Previdência, Trabalho e Educação – voltados para os pacientes com doença falciforme.

As propostas foram levadas a plenário e, aquelas que não tiveram consenso, passaram por votação para aprovação. O documento final será elaborado pela comissão organizadora do Encontro e divulgado posteriormente para a sociedade em geral. Em seguida, ele será encaminhado aos respectivos poderes públicos. O Ministério da Saúde ficará responsável pelo encaminhamento dessas propostas junto a outros ministérios e a outros poderes públicos.

A política de Assistência Social e Previdenciária para as pessoas com doença falciforme foi apresentada pelo representante do Ministério da Previdência Social, Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira. Para ele, ainda não há uma política integrada para a doença falciforme e que este é o grande tema que deve ser debatido durante o encontro. Ele colocou a necessidade de ampliar as discussões sobre a doença falciforme na Previdência. “O governo não tem a solução, mas tem a sensibilidade para encaminhar a matéria”, concluiu.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home