A CASA DO OSCAR

Wednesday, November 01, 2006

RACISMO NO FUTEBOL GAÚCHO? DE NOVO?

Um fato deplorável ocorreu no dia 28 de outubro, sábado, no estádio Estrelão. No intervalo do jogo contra a equipe do Caxias o goleiro do Cruzeiro de Porto Alegre, Larry Diovane dos Santos, dirigiu ofensas discriminatórias ao árbitro Márcio Chagas da Silva, chamando-o de "negrão ladrão, só apita conta nós". Os policiais presentes ao estádio conduziram o atleta ao Palácio da Polícia, logo após o final da partida, vencida pelo Caxias por 5 a 1. Ele foi liberado depois de prestar esclarecimentos, já que não foi caracterizado o flagrante e, em virtude da legislação eleitoral, na véspera das eleições só podem ser feitas prisões em flagrante.

Diante dessa ocorrência lamentável e condenável sob todos os aspectos, o SAFERGS (Sindicato dos Árbitros do Estado do Rio Grande do Sul), manifesta o seu mais veemente repúdio à atitude do atleta Larry Diovane dos Santos e, ao mesmo tempo, sua irrestrita solidariedade ao companheiro árbitro Márcio Chagas da Silva. Cabe lembrar que, na legislação brasileira, o racismo é considerado crime hediondo e inafiançável.

Esclarecemos que estaremos atentos ao desenrolar do caso na Justiça, fiscalizando para que o agressor moral não saia impune. Agressões dessa natureza devem ser condenadas por toda a sociedade. Como esportistas e homens de bem, não podemos permitir que se reproduza aqui no Rio Grande do Sul a escalada de intolerância que se verifica nos estádios da Europa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home