A CASA DO OSCAR

Friday, June 22, 2007

ESCOLA INCLUSIVA É PROPOSTA PARA O PLANO PLURIANUAL NO MATO GROSSO

No momento em que começam a ser construídas as propostas para o Plano Plurianual 2008-2011 pelo Governo do Estado do Mato Grosso, ações para fomentar a educação e a aplicação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 - versa sobre o ensino da cultura e da história afro-brasileira em sala de aula - educadores matogrossenses também incrementam as ações para formar um ensino inclusivo e de qualidade. "São poucas as escolas estaduais localizadas próximas a comunidades quilombolas. Ainda são as instituições municipais de ensino que atendem aos remanescentes dos quilombos e, para isso, precisamos capacitá-los para trabalhar com a cultura e a história negra", esclarece a gerente da Gerência de Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso, Ângela Maria dos Santos.

A educadora confirma que a mobilização pela promoção de uma política educacional inclusiva ganha apoio junto ao Movimento Negro e também ao Conselho do Negro do Estado, que participa e acompanha os debates. Ãngela Maria ressalta que o momento também é de apoiar e ajudar a desenvolver as instituições negras do estado, que sofrem com a carência de recursos para ampliar ações junto à sociedade civil. Ainda aponta que há políticas de apoio à população negra, mas que estas também não conseguem acessar a comunidade em sua totalidade.

Ao analisar a resistência por parte do Conselho Universitário da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em implantar o sistema de cotas para garantir o acesso de jovens negros ao ensino superior, a dirigente pública lembra que a universidade não abraçou o tema e que também é hora da população matogrossense fazer coro diante da UFMT para que a mesma considere a proposta que já foi enviada por setores da instituição que estudam e trabalham com ações afirmativas.

Nas discussões em torno da promoção de um ensino público contemplativo à temática afro, Ângela Maria conclui, afirmando que a Gerência está empenhada também em atender uma reivindicação antiga do Movimento Negro matogrossense: assegurar a criação de um Fórum na Secretaria de Estado da Educação para acompanhar, debater e propor ações afirmativas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home