A CASA DO OSCAR

Saturday, June 16, 2007

MOVIMENTO NEGRO SE PREPARA PARA REALIZAR PROTESTO EM LAGES, SC

Nos próximos dias estará sendo definida a data de realização do protesto de grupos não governamentais em frente a empresa Madepar, localizada em Lages, Santa Catarina. Para o ato público já estão confirmadas as presenças de representantes da Associação dos Capoeiristas do Estado de Santa Catarina, Grupo de Mulheres Negras Antonieta de Barros (Florianópolis), Núcleo de Estudos Negros (Florianópolis), Grupo Liberdade (Florianópolis), Federação Catarinense de Boxe, Unegro e Núcleo de Integração Social de Itajaí, também em Santa Catarina.

A Madepar foi denunciada no Ministério Público catarinense pela prática de ato racista, assédio moral e sexual contra a funcionária Raica Franciele Lima da Silva Correa, de 26 anos. De acordo com o vereador de Florianópolis, Márcio de Souza (PT), a vítima registrou dois boletins de ocorrência policial contra a empresa. O primeiro boletim foi registrado em agosto de 2006 e o segundo no dia 27 de fevereiro último. Nas duas ocorrências, Raica Correa declarou-se vítima de assédio sexual, moral e também de racismo. O caso veio à tona durante visita da Caravana Anti-Racismo pela cidade. A caravana constituiu um advogado e a empresa deverá ter seu nome encaminhado para o grupo das empresas que praticam ações racistas. A denúncia contra a Madepar, empresa do setor madereiro, já está protocolada na Delegacia Regional do Trabalho de Lages.

O caso que envolve a empresa Madepar não é o primeiro registrado em Santa Catarina. O vereador Márcio de Souza informa também que, recentemente, a Seara, empresa que atua na área de produção de gêneros alimentícios, fora condenada em primeira instância pela justiça catarinense a indenizar em R$ 10 mil um funcionário vítima de racismo no interior da empresa. Em 1996, um caso polêmico também chamou a atenção não só dos catarinenses, mas também dos brasileiros. Um empregado da Eletrosul fora demitido por prática de racismo. O mesmo recorreu em juízo e fora readmitido pela empresa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home