A CASA DO OSCAR

Monday, July 23, 2007

UFSC PASSA A ADOTAR SISTEMA DE COTAS PARA ESTUDANTES NEGROS PARA O VESTIBULAR 2008

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio de seu Conselho Universitário aprovou em reunião nesta terça-feira (10) a reserva de 20% das vagas, já a partir do próximo Vestibular de Verão de 2008, para estudantes provenientes de escolas públicas e 10% de vagas para estudantes negros, também oriundos do ensino fundamental e médio da rede pública. A votação, realizada na sede do Campus da Trindade, em Florianópolis, correu em clima de normalidade. 24 conselheiros da instituição votaram pela inclusão do sistema de cotas e 9 se posicionaram contrários a política afirmativa. Com esta vitória em favor da inclusão, as três principais universidades públicas da Região Sul do país passam a contar com a política de cotas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vale informar ainda que, na prática, com o sistema de cotas implantado, o critério de ingresso de um estudante no curso superior será do seguinte modo: se um curso disponibilizar 100 vagas no Concurso Vestibular, os 70 primeiros candidatos classificados com a melhor nota terão a vaga garantida. Após, as vagas deverão ser preenchidas por 20 candidatos oriundos de escolas da rede pública e as últimas 10 vagas serão então preenchidos pelos 10 candidatos negros, alunos de instituições públicas, que obtiveram as melhores médias. Caso não haja o número suficiente de 10 aprovados negros, vindos da rede pública, aí então será aberto o ingresso de estudantes negros que provêm de escolas privadas, supletivos e afins.

Mas deve ficar bem claro aos futuros candidatos que a cota não irá ofertar nenhum tipo de redução de média para beneficiar o ingresso. O professor Marcelo Henrique Tragtenberg, membro do Conselho de Ações Afirmativas e do Conselho Universitário da UFSC, que também participou do encontro, disse que no vestibular os candidatos beneficiados pelas cotas vão se submeter aos mesmos critérios de avaliação dos demais postulantes, como não zerar na prova de inglês e nas questões dissertativas. Tragtenberg disse que o Conselho irá definir qual será o mecanismo de identificação dos candidatos, mas acredita que seja semelhante ao adotado hoje pela Universidade Federal do Paraná, onde o candidato se inscreve e seu documento é analisado por uma banca que, ao final do processo, requer a apresentação do mesmo para confirmar a sua identificação étnica.

O Conselho Universitário da UFSC garantiu cinco vagas para indígenas, com o aumento de uma nova vaga a cada ano letivo. A decisão vigora pelos próximos quatro anos, após o que poderá sofrer os ajustes que a administração da instituição e os demais membros do Conselho considerarem necessários. "Destaco a maneira madura e serena com que a questão foi conduzida por todos os envolvidos", disse o reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, ao final do encontro, que teve a participação de representantes do movimento negro, de comunidades indígenas, de estudantes e da comunidade. Ele afirmou que houve discordâncias em alguns pontos, mas ressaltou a unanimidade em relação aos itens principais, que são as cotas para negros e estudantes carentes. Ao sair da sala do encontro, o reitor e os membros do Conselho foram aplaudidos pelos estudantes que aguardavam a decisão no andar térreo da reitoria da UFSC. Integrante do Conselho, o estudante André Costa, acadêmico do curso de Administração da universidade, disse que os alunos pleiteavam uma cota de 50% para alunos originários de escolas públicas, mas considerou positiva a decisão tomada. Mesmo com um projeto de lei sobre o tema tramitando na Câmara dos Deputados, ele afirmou que a decisão da UFSC é definitiva, uma vez que as universidades têm autonomia para deliberar sobre o assunto. Entre as 57 instituições públicas de ensino superior no País, a UFSC é a 17ª a adotar o sistema de cotas, de acordo com notícias divulgadas ontem pela imprensa nacional.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home