A CASA DO OSCAR

Wednesday, October 25, 2006

27/10 - DIA NACIONAL PRÓ SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA


Entidades do movimento social negro, gestores públicos e trabalhadores da saúde elegeram 27 de outubro como o DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA.

O Brasil é o único país do mundo que conta com um Sistema Único de Saúde que tem como premissas a universalidade, a eqüidade, a integralidade, entretanto, é sabido que alguns grupos têm seu direito à saúde negado ou violado, em virtude das dificuldades de acesso aos serviços ou da baixa qualidade da atenção que lhes é oferecida.

No Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra uma série de atividades serão promovidas com o objetivo de informar a população sobre seus direitos e ampliar o debate sobre a importância do combate ao racismo e sua relação com saúde. É preciso que todos e todas saibam que discriminação e intolerância não combinam com saúde.

VOCÊ SABIA?

A cada 100 indígenas mortos, 31 tinham menos que 5 anos de idade. Cerca de 50% dos óbitos de pessoas amarelas (de ascendência asiática) ocorreram após os 70 anos de idade. Para as crianças pretas e pardas com menos de 5 anos o risco de morte por doenças infecciosas e parasitarias foi 60% maior.

No Brasil 40% das mães dos nascidos vivos referiram ter feito 7 ou mais consultas de pré-natal. Os menores percentuais foram observados para mães pretas, pardas e indígenas. Nas regiões norte e nordeste o numero de consultas cai, independentemente da escolaridade da mãe.

No Brasil o risco de uma mulher grávida morrer em conseqüências de causas maternas é de 2,5 a 8 vezes maior se comparado aos riscos apresentados para um país desenvolvido.A hipertensão arterial durante a gravidez foi uma das causas mais freqüentes de morte materna, principalmente entre as mulheres negras o que pode denotar má qualidade de atenção prestada durante o pré-natal e ao parto ou ainda menor acesso aos serviços.

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde, 2005

0 Comments:

Post a Comment

<< Home